A Pegada Caiçara Seções

Conheça a história de Boiçucanga, umas das cidades mais antigas do Litoral Norte

Considerada como uma das cidades mais antigas do Litoral Norte, Boiçucanga atrai olhares de muitos turistas todos os anos. O fato é que é assim desde o período pré-colonial.

Assim como grande parte das cidades litorâneas de todo o Brasil, a região foi ocupada pelos índios Tupis, mas especificamente os Tupinambás e Tupiniquins.Historicamente, sabemos que a serra de Boiçucanga foi uma divisa natural dos territórios de cada tribo.

O nome do município também é de origem tupi, que significa “Esqueleto de Cobra Grande” ou “Cobra de Cabeça Grande”. Essa é uma alusão ao formato da montanha característica na ala esquerda da praia, que divide a cidade com Camburi.

 

Pescadores de Boiçucanga

Após a chegada dos colonizadores portugueses e a divisão do Brasil em Capitanias Hereditárias, Boiçucanga deu início a uma nova história.

 

Foto: pescadores na praia de Boiçucanga, em 1972.

A cidade começou a ser povoada por pescadores e agricultores. Assim como outras cidades vizinhas, como a Praia do Engenho, Boiçucanga contava com dezenas de engenhos de cana-de-açúcar, que era uma das atividades econômicas mais comuns do período colonial (século XVI).

 

Crescimento de Boiçucanga

Por muito tempo, a região era considerada somente um vilarejo, mas a economia de Boiçucanga progrediu por meio da agricultura e da pesca e assim se manteve por muito tempo.

 

Foto: Moradores em estrada de Boiçucanga, a caminho de Camburi.

 

A situação melhorou ainda mais após a construção da BR-101, um dos principais trechos rodoviários do Brasil, assim como a BR-116. É justamente esta rodovia que facilita o acesso da praia de Boiçucanga e outros destinos de São Sebastião.

 

Como está Boiçucanga hoje?

Com o crescimento da cidade, Boiçucanga se tornou uma das praias com melhor infraestrutura da costeira sul de São Sebastião. Além das casas luxuosas próximas da praia, a cidade conta com Shoppings, hospitais, supermercados e ótimas opções de restaurantes.

 

Foto: vista panorâmica de Boiçucanga.

 

Fonte: Litoral Comfort

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *