Agenda Baixada Cultural Cubatão

De Shakespeare a drama de refugiados, confira peças selecionadas para o 5º FestKaos

Por Lincoln Spada | Foto: Ricardo Avellar

Lady MacBeth, Anne Frank e até o menino Jesus terão suas trajetórias interpretadas na programação gratuita e virtual do 5º FestKaos – Festival Nacional Teatro do Kaos, que será realizado entre 2 e 11 de outubro. A cultura nórdica, o interior paulista e a catástrofe ambiental em Minas serão refletidos na mostra do Teatro do Kaos que contou com 43 espetáculos inscritos. Saiba mais em: www.teatrodokaos.com.br.

Ao todo, oito peças foram selecionadas. Uma releitura de três clássicos de Shakespeare embala a montagem carioca ‘Avesso’, da Cia CTI – Comunidade Teatral Independente. Livremente inspirada na história de Anne Frank, ‘N’, da Cia Arte-Móvel de Santa Bárbara D’Oeste, usa da expressão corporal e do teatro de animação e objetos para tratar sobre os refugiados da guerra.

Inspirado na tragédia de Mariana (MG), a paulistana Cia Mundu Rodá aborda ‘Vida de Cão – Coração de Herói’, que aborda a jornada de um cachorro pelo Rio Doce na busca de reencontrar seus donos. Por sua vez, um casal da Cidade do Café (Lins) conta e canta a história de seu povo e sua terra em ‘Um Dedo de Prosa’, peça do guarujaense Coletivo Allegro.

Músicas e improvisos dão o tom em ‘O Jardim Suspenso ou a Lucidez do Amor Irracional’, do paulistano Lucas Sancho. A risadaria também toma conta com ‘O Melhor Show do Mundo… Na minha opinião’, do londrinense Tiago Marques como Palhaço Ritalino. Direto da mesma cidade, os palhaços Batata Doce e Turino ambientam a cultura nórdica em ‘Vikings e o Reino Saqueado’.

Por fim, a comédia ‘O Primeiro Milagre’, do Nobel de Literatura Dario Fo, estará em cena com o gaúcho Marco Antonio Barreto. Ainda foram elencados quatro espetáculos suplentes. A comissão de avaliadores para o festival será formada por Mestres em Artes, o diretor teatral Alexandre Mate, o fotógrafo Bob Sousa e o jornalista Miguel Arcanjo Prado. O 5º FestKaos é uma realização do Teatro do Kaos com apoio da Prefeitura Municipal de Cubatão.

Informações: www.teatrodokaos.com.br.

Fonte: Revista Relevo

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *