Frequência Caiçara

Documentário promove reflexão sobre moradia, em Santos

Por Ailton Martins.

Foto: Bruna Azevedo
O primeiro episódio do projeto de websérie “Habitação: Caminhos para Cidades mais Justas”, está disponível na página do projeto na rede social Facebook. Neste primeiro vídeo o tema abordado foi a refuncionalização do espaço urbano na cidade de Santos e as políticas de moradia de interesse social.
Foto: Ailton Martins

Ao todo serão 7 episódios que abordarão temas sobre o direito à cidade, o direito à moradia e os conflitos urbanos na produção de projetos de interesse social nas cidades de Santos e de São Vicente. O objetivo é traçar um panorama histórico do desenvolvimento da região, suas políticas habitacionais e de que modo os conflitos de interesses urbanos – econômicos e políticos – impactam na produção do espaço e, principalmente nas políticas públicas de habitação.

Foto: Ailton Martins

A linha narrativa será realizada a partir de insumos de pesquisadores que buscam produzir conteúdo para construção de cidades democráticas e igualitárias, assim, como por meio da realidade cotidiana de pessoas impactadas pelos conflitos de interesses urbanos; os ordenamentos urbanos impostos por leis, e os processos divergentes entre os diversos produtores do espaço que atuam nas cidades, e como o Poder Público posiciona-se diante dessas disputas. Serão entrevistados moradores de assentamentos irregulares, movimentos de moradia, arquitetos, urbanistas, estudantes, sociólogos, historiadores, políticos…

A ideia de produção da websérie surgiu a partir de uma série de reportagens produzidas entre os anos de 2017 e de 2018 sobre habitação e violação de direitos entre as cidades de Santos e São Vicente.

OBS: O projeto não tem fins lucrativos e  não foi financiado por grupos políticos com fins eleitorais. Seu objetivo é promover a reflexão sobre a crise habitacional, o primeiro episódio teve apenas apoio voluntário por meio de vaquinha virtual.

Quem tiver interesse no material em alta qualidade, ou outras informações, WhatsApp: (13) 99614 1406.

Logo abaixo o episódio 1.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *