Cidade Em Busca da Baixada Perdida Praia Grande

Fortaleza de Itaipu: mais de um século de histórias

Local, um dos pontos turísticos de Praia Grande, pode ser visitado.
Um dos principais pontos turísticos de Praia Grande conta com mais de um século de histórias. A Fortaleza de Itaipu teve sua construção iniciada em 1902 e é constituída por três fortes – Jurubatuba, Rego Barros e Duque de Caxias. As instalações têm importância decisiva na defesa do litoral brasileiro, participando de momentos históricos do País, como na Revolução Paulista de 1932.

Interessados em conhecer o local, cercado de belezas naturais, devem estar atentos. As visitas ocorrem aos sábados, domingos e feriados em três horários, 10, 14 e 16 horas, ao preço de minutos R$ 5,00. O trajeto é feito obrigatoriamente de carro. Recomenda-se chegar quinze minutos antes destes horários devido a limitação de veículos, quinze por período. Informações através do telefone 3473-2511.

A área ocupada pela Fortaleza de Itaipu, de 2,4 milhões de metros quadrados, faz parte do Parque Estadual Xixová-Japuí, que abriga vasta riqueza em flora e fauna, como orquídeas de diversas espécies, bromélias, borboletas, saruês e lagartos.

Atualmente, mesmo mantendo intensa atividade militar, impulsionada pelo recebimento de armamentos de última geração, a Fortaleza convive em perfeita integração com a natureza e a comunidade local, abrindo suas dependências para eventos, passeios e atividades educativas e culturais.

Curiosidade – Poucas pessoas sabem, mas Pelé, rei do futebol e maior atleta do século XX, foi recruta na Fortaleza de Itaipu em 1959, quando prestou serviço militar. Na época, o agora ex-atleta já era consagrado. Um ano antes havia conquistado a Copa do Mundo com a Seleção Brasileira de Futebol, na Suécia, onde o mundo passou a conhecer seu talento.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *