Colunistas Daniel Kuaray Timoteo

A luta pela vida

Texto e  Foto de Daniel Kuaray Timoteo 

O urucum que representa a vida e a luta pela vida dos povos indígenas.

 

A luta pela sobrevivência é algo que nós povos indígenas realizamos nestes anos de invasão das Américas. Muitos guerreiros lutaram, literalmente, pelos nossos territórios e hoje a nossa luta ainda é a mesma; a luta não é contra o povo e sim contra os grandes latifundiários e as empresas que tentam entrar em nossas terras para explorar.

Sofremos com muitas epidemias, tais como, a gripe, o sarampo, entre outras e as politicas de assimilação e extermínio provocaram mortes de muitos povos indígenas. Hoje, estamos perdendo além da nossa terra, também perdemos as nossas bibliotecas vivas que são os nossos anciões.

A nossa melhor estrategia é fazer com que o povo brasileiro conheça as nossas historias, as nossas lutas e o nosso modo de viver.

Lutando pela Terra, guardamos a vida, a vida das nossas crianças, dos nossos jovens e anciões. Tendo a Terra, guardamos as nossas medicinas sagradas, as nossas águas e a vida dos animais.

Nós povos indígenas buscamos a visibilidade,  buscamos fazer valer os direitos garantidos na Constituição de 1988.

Assim teremos a educação escolar indígena, teremos o direito à saúde , o direito a ter o nosso Nhandereko, o nosso modo de viver tradicionalmente.

Aqui no Sul e Sudeste somos vários povos indígenas, somos Guarani, somos Kaingang, Laklano Xokleng, somos Xetá, charruas, somos Tupi.

As grandes cidades foram construídas em cima das nossas aldeias, dos nossos cemitérios tradicionais. O que o povo brasileiro pode fazer é nos ajudar a reconhecer a nossa historia , assim deixamos de ser invisíveis e podemos sobreviver. Peço a todos que conheçam os povos indígenas e as comunidades tradicionais da sua região .

Nós, povos guarani, rezamos para que todos consigam ser fortes, que consigam se conectar com o proprio espirito. Assim poderemos também ajudar um ao outro.

Que consigamos ser fortes e lutar pela vida, pela natureza.

Aguydjevete.

 

 

 

 

 

Daniel Kuaray Timoteo é indigena da Nação Guaraní M’bya, aldeia Yynn Moroti Whera, de Biguaçu, SC. Entre outras atividades é Professor, Pesquisador e Estudioso de Plantas Medicinais.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *