A Pegada Caiçara Seções

Para inspirar jovens, quilombolas do Vale do Ribeira (SP) lançam livro ‘Roça é Vida’

 

Obra tem como personagens a Fartura, a Tradição, a Experiência, entre outros

Por Roberto Almeida-ISA 
Escritores e ilustradores quilombolas e aquilombados do Vale do Ribeira, no sudoeste de São Paulo, transformaram o trabalho coletivo da roça em uma obra poética e forte, para inspirar jovens, professores e professoras sobre a importância do Sistema Agrícola Tradicional Quilombola, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio imaterial do Brasil.

Proposto pelo Grupo de Trabalho da Roça, o livro ‘Roça é Vida’ traz em 48 páginas uma narrativa em que os personagens são a Tradição, a Fartura, a Experiência, o Êxodo, a Continuação, o Território, a Luta, a Resistência e a Esperança – elementos presentes no dia a dia das comunidades quilombolas do Vale do Ribeira.

Clique aqui para baixar o livro!

“Os conhecimentos quilombolas revelam uma visão de mundo voltada para o social e em consonância com a garantia de direitos tanto para seu grupo social como para a própria natureza que dele faz parte”, escreve o grupo de autores na apresentação do livro.

A história foi trabalhada pelos professores quilombolas e aquilombadas Viviane Marinho Luiz, Laudessandro Marinho da Silva, Márcia Cristina Américo e Luiz Marcos de França Dias. As ilustrações são de Amanda Nainá, arquiteta, urbanista musicista e artesã, e Vanderlei Ribeiro, artista plástico e professor de história da rede pública.

O texto abre com um poema de Leonila Priscila da Costa Pontes, do quilombo Abobral Margem Esquerda, em Eldorado (SP). “Quilombola sempre foi soldado / que cedo ao trabalho sai / cuida pelo seu roçado / não pode descuidar / tudo tem tempo marcado / na hora de plantar”, escreve ela.

O livro ‘Roça é Vida’ é uma ação de salvaguarda do Sistema Agrícola Tradicional Quilombola, registrado pelo Iphan em 2018. Ou seja, a publicação tem como objetivo manter o sistema vivo.

As roças dos quilombolas do Vale do Ribeira ajudam a manter a Mata Atlântica preservada (assista aqui ao documentário). Não por acaso, a região abriga o maior trecho desse tipo de floresta em todo o país.

‘Roça é Vida’ no Vale do Ribeira.

Ficha técnica:

Roça é Vida
Autores: Viviane Marinho Luiz, Laudessandro Marinho da Silva, Márcia Cristina Américo, Luiz Marcos de França Dias, Amanda Nainá e Vanderlei Ribeiro.
Ano: 2020
Páginas: 48
Realização: Grupo de Trabalho da Roça, Instituto Socioambiental e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

 

Fonte: socioambiental.org

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *