Cidade Praia Grande

Sem acesso às aulas digitais, alunos da Educação de Jovens e Adultos de Praia Grande cobram resposta da SEDUC

Da Redação.

No último dia 22 de abril, a rede municipal de Praia Grande retomou as aulas de forma virtual. A Secretaria de Educação disponibilizou em seu site os arquivos em PDF do material de estudo de acordo com cada ano/série.
Os estudantes devem acessar a plataforma digital e realizar as atividades propostas semanalmente, de modo que sejam contabilizadas as horas para o cumprimento do ano/semestre letivo conforme exige a legislação.
Entretanto, a nova modalidade de ensino não está dando conta de incluir todos os alunos inscritos na rede. Muitas lacunas existem nessa proposta, uma delas é a acessibilidade digital dos estudantes. Infelizmente, a conectividade à internet não é uma realidade em boa parte dos lares brasileiros, o que dificulta a inclusão desse público aos serviços oferecidos de forma on-line.
Boa parte dos alunos não dispõem dos instrumentos necessários para a participação nesse modelo de ensino, o que acaba fazendo com que a oferta à educação pública não seja igual para todos, conforme garante a Constituição Federal. Dessa forma, apenas uma parcela dos alunos conseguirão concluir o semestre e avançar nos estudos.
Os estudantes da EJA, preocupados com as consequências dessa nova realidade, querem que a Secretaria de Educação do município encontre uma maneira de contemplar a todos os estudantes matriculados , sobretudo aqueles que não conseguem acessar os conteúdos pedagogicos disponibilizados de forma digital. É preciso destacar que a maioria do público da EJA é formado por pessoas de baixa renda, que trabalham para sustentar a si e suas famílias, e neste momento encontram-se em situação de dificuldade financeira.
“A Secretaria de Educação teve mais de 30 dias para pensar em um meio de
proporcionar o acesso de todos os alunos ao conteúdo pedagógico, sobretudo àqueles alunos que não possuem as habilidades e os recursos tecnológicos necessários .No entanto, não fez!
Desde de que começou o alerta sobre a possibilidade da suspensão das aulas presenciais, a SEDUC já deveria ter feito o levantamento dos estudantes que não teriam condições de participar de aulas virtuais e ter providenciado a elaboração de apostilas impressas para que tais alunos retirassem na escola e pudessem realizar as atividades em casa”, destaca DaniloPires, aluno do Ensino Médio.
Muitos colegas estão desistindo de continuar os estudos por falta de acesso. “Não é justo, principalmente com a EJA, pois batalhamos para chegar até aqui e agora, por falta de planejamento e boa vontade da SEDUC, estamos sendo prejudicados” , complementa o aluno , indignado.
Segundo os estudantes, as escolas quando indagadas sobre a situação, apenas falam que o material será impresso para os alunos que não tem acesso à internet, porém, não tem data para acontecer.
“Eles tem que se movimentar, tem que ter alguma estratégia para sanar o problema! A demora para a entrega do material impresso acarretará na desistência de muitos alunos, além de sobrecarregar os que continuarem e também os professores que irão acompanhar. Educação é um direito básico garantido a todos”, ressalta a aluna Nilza Mendes.
Abandonados à própria sorte, os estudantes da Educação de Jovens e Adultos de Praia Grande esperam uma solução rápida para o problema, afinal , o tempo está passando e os prejuízos tendem a ficar cada vez maiores.
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