Agenda Baixada Cultural Cidade Santos

Semana do Escritor Santista terá vasta programação gratuita neste domingo 15.09

Cordel, cantigas, distribuição gratuita de livros, exposições, apresentações musicais, sessões de curtas-metragens, lançamento de obras e muita poesia. É assim que será celebrada a Semana do Escritor Santista, na área interna e externa da Biblioteca Mário Faria (Posto 6, orla do bairro Aparecida em Santos). A programação gratuita ocorre neste domingo (15), das 15h às 20h.

A data que comemora a literatura foi estabelecida pela Lei Municipal 3.265, que fixa a terceira semana de setembro como a Semana do Escritor Santista.

Uma das atrações dentro da programação será a exibição de dois documentários ligados as histórias da cidade: “Pescadores de Palavras” e “Como é Bom Ser Bom”.

 

 

“Pescadores de Palavras” 

Dirige o foco a nomes que remontam à literatura marginal, desde a “Geração do Mimeógrafo” nos anos 1970 e 1980, e à resiliência da literatura em nossos dias. Com despojamento e sem enfoque panfletário, contam como o Grupo Picaré revolucionou a literatura da Baixada Santista, como a Revista Mirante é a revista de literatura independente mais antiga do País e como a editora artesanal Costelas Felinas persiste em seu ideal ativista não-comercial e não mercantilista.

 

“Como É Bom Ser Bom”

Um caso protagonizado por José Martins Fontes (Santos, 23 de junho de 1884 – Santos, 25 de junho de 1937), um famoso médico, escritor e poeta conhecido pelo seu trabalho humanitário e suas ações de caridade na cidade de Santos dos anos 1930. Durante um passeio de bicicleta pela cidade, um avô conta, ao seu neto de doze anos, a história de Dona Nízia com o Dr. Martins Fontes. O roteiro é baseado em uma história real em que uma mulher, viúva e mãe de quatro crianças, não tinha recursos para pagar pelo tratamento de uma grave doença. Dona Nízia fazia e vendia queijadinhas para sobreviver e só podia “pagar” pelo seu tratamento médico oferecendo queijadinhas a Martins Fontes.

E quem ainda não teve a oportunidade de assistir a estes dois filmes, não perca neste domingo (15) durante a Semana do Escritor Santista, na Biblioteca Mário Faria (Posto 6). A sessão começa às 18 horas, e haverá conversa com a diretora Madeleine Alves, de “Pescadores de Palavras”, e Carlos Oliveira, de “Como É Bom Ser Bom”.

 

Confira abaixo toda a programação:

* Interior da biblioteca

  • 15h às 20h – Exposição de quadros sobre a cidade de Santos, da artista Sueli Teles Café Silva
  • 15h às 20h – Varal de Poesias – Especial Clássicos Santistas
  • 18h às 18h45 – Apresentação do documentário ‘Pescadores de Palavras’, de Madeleine Alves
  • 18h45 às 19h30 – Apresentação do documentário ‘Como é bom ser bom’, de Carlos Oliveira

 

* Área externa

  • 15h às 15h30 – Abertura com a Academia Santista de Letras
  • 15h30 às 15h45 – União Brasileira de Trovadores – Seção Santos
  • 15h45 às 16h15 – Ivan Di Ferraz, cordelista da Fortaleza da Barra
  • 16h15 às 16h45 – Sociedade dos Poetas Vivos
  • 17h às 18h – Grupo Pau à Pique & Sarau Poético

 

* Área externa (tendas)

  • 15h às 20h – Todas as Tendas – Colheita Poética
  • 15h às 18h – Tenda 1 – Acervo dos Escritores Santistas (com Ricardo Rutigliano Roque)
  • 15h às 20h – Tenda 2 – Leia Santos – Um Incentivo à Leitura
  • 15h às 20h – Tenda 3 – Lançamentos de Livros
  • 15h às 20h – Varal de Poesias (Clube de Poetas do Litoral
Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *