Baixada Santista Baixada: O que rola agora Cidade Filipe G. Rodrigues Santos

Ato Justiça por Moïse reúne manifestantes em Santos, São Paulo

Na manhã do último sábado (05) ocorreu em frente da Igreja Santo Antônio do Embaré, localizada no Bairro do Embaré, na cidade de Santos, São Paulo. O Ato Justiça por Moïse, jovem congolês brutalmente assassinado ao cobrar a quantia de 200 reais pelos serviços prestados ao quiosque Tropicália na praia de Copacabana, Rio de Janeiro. A manifestação convocada pela Comunidade Congolesa no Brasil, Comunidade Imigrante e pelos Movimentos Negros de São Paulo ocorreu simultaneamente ao ato no Rio de Janeiro, às 10h.

Teve presente centenas de manifestantes além de movimentos sociais como: Educafro, União Nacional dos Estudantes (UNE), sindicatos, partidos políticos, entre outros. Contou também com a presença de políticos da cidade, como a vereadora Débora Camilo (PSOL) e o candidato à prefeitura de Santos nas eleições de 2020 Douglas Martins (PT), ambos também discursaram. Contando também com o discurso de representantes de outros movimentos presentes. 

A manifestação foi pacífica encerrando-se ao meio-dia. 

Ocorreram manifestações também na cidade de São Paulo e outras 11 capitais do Brasil, além da cidade do Rio de Janeiro. No exterior em cidades como: Nova Iorque, nos Estados Unidos e em Berlim, Alemanha.

O caso:

Moïse Mugenyi Kabagambe, congolês de 24 anos, imigrado ao Brasil aos 11 anos, foi brutalmente assassinado no dia 24 de janeiro, por 39 pauladas, efetuadas com o auxílio de um taco de beisebol, no quiosque Tropicália na praia de Copacabana, Rio de Janeiro, após revindicar o valor de 200 reais aos serviços prestados ao quiosque. Foi decretado a prisão cautelar dos três homens que participaram do assassinato: Aleson Cristiano de Oliveira Fonseca, conhecido como “Dezenove”, Brendon Alexander Luz da Silva, o “Totta”, e Fábio Pirineus da Silva, o “Belo”.  A Prefeitura comunicou também no sábado último que a concessão dos quiosques Tropicália e o vizinho Biruta foram convertidas a familia de Moïse, local também abrigará um memorial. 

Compartilhar