Por Ailton Martins do Frequência Ccaiçara.
Um derramamento de uma substância ácida aconteceu nesta última segunda-feira (11/02) na subida da serra, em SP, na via férrea utilizada por trens de cargas de empresas concessionárias VLI Multimodal S.A, Rumo Logistica/ALL América Latina Logística S.A.
De acordo com moradores residentes próximos ao local, há bastante sacas da substância pela via férrea e o odor é bastante forte. Identificaram como enxofre granel, e com as chuvas temem a dispersão do material na natureza, em consequência algum impacto na saúde das comunidades próximas.
OBS: Acidentes envolvendo substâncias tóxicas sao nocivas ao meio ambiente e podem afetar nascentes e o leçol freático, é importante a rápida retirada do material e da terra exposta a substância.
* Assessoria de imprensa da VLI Multimodal comprometeu-se em verificar o ocorrido, e se foi algum de seus trens de carga. As outras empresas foram contactadas por e-mail, ainda não responderam.
Atualização em15/02/ às 00h47min
“Acabei de conversar com o pessoal da Rumo e me informaram que com a forte chuva, uma pedra rolou para perto da linha do trem. A máquina passou , mas infelizmente a pedra acabou atingindo 14 vagões de enxofre. Segundo me falaram, o acidente aconteceu a uns 3 km antes da Cachoeira 1, portanto a chance dela ter algum tipo de problema é praticamente nulo. Tbm fui informado que a contenção do produto está bem adiantada. E que o enxofre só é prejudicial se for concentrado em grandes proporções”. Informação de morador.
O acidente foi próximo ao núcleo Acaraú, em São Vicente, Zona Rural. A Cetesb já compareceu ao local.
Fonte: Frequência Caiçara