Kultura Viramar

B Negão, Futuráfrica e artistas fazem show contra a Cava Subaquática

O Movimento Cava é Cova convoca a Baixada Santista para celebrar o mangue, as águas, a natureza e a vida da nossa região e dizer NÃO à Cava Subaquática que fica no Estuário de Santos! Vamos contar com uma roda de conversa e muita música com a participação de BNegão, Rádio Futuráfrica, a DJ Nanne Bonny e uma galera responsa da cena Hip Hop da nossa região para somar nesse ato de resistência! ⚠️⚡

Você sabe o que é a Cava Subaquática?
É um buraco que a VLI, uma empresa da Vale, fez entre Cubatão e Santos, muito próximo à Vila dos Pescadores, por conta da ampliação portuária da empresa e da Usiminas. O aprofundamento do canal de Piaçaguera trouxe de volta à superfície químicos altamente poluentes que estavam inertes do solo da região desde que Cubatão era conhecida como a cidade mais poluída do mundo. Este buraco de aproximadamente 480 metros de diâmetro e 22 metro de profundidade, conhecido como Cava Subaquática, é usado como lixão desses rejeitos tóxicos. Além do risco de trazer de volta ao corpo d’água essas substâncias, este buraco está localizado em uma área de mangue totalmente sensível que é o berço da vida marinha da região. A Cava Subaquática já está com sua capacidade quase completa e a VLI tem intenção de contruir mais 4 Cavas no nosso mangue! O que você acha disso? Vem conversar com a gente!

QUANDO: Domingo/10 de março

ONDE: Burako’s “Quase no Centro da Terra”

Rua Marques de Herval, 13 – Santos
* Evento Gratuito *

 

Programação

BNegão Bota Som

Rádio Futuráfrica

Nanne Bonny

Caoz

Labuta Hip Hop

Jordana

Imagreen

Moç

UsRec

Sensimilla Jhon

Resistência du Gueto

+ Roda de Conversa com a participação de:

Elio Lopes- Professor de Pós Graduação na UNISANTA, Mestre em Engenharia Urbana e Especialização em Controle de Poluição

Jeffer Castelo Branco – Bacharel em Serviço Social, Mestre em Análise Ambiental, Professor e Pesquisador na UNIFESP, Diretor da ACPO (Associação de Combate aos Poluentes) e da ASSA (Associação de Saúde Socioambiental)

Wera Mirim – Cacique da Aldeia de Paranapuã (São Vicente)

Condesmar Fernandes de Oliveira – Ativista Ambiental da Rede Caiçara Ecossocialista

Claudi de Figueiredo – pescador artesanal e membro do ISAC VP (Instituto Sócio Ambiental Cultural da Vila dos Pescadores)

Cintia Labes do Prado – Bióloga Marinha e Ativista Ambiental do Movimento Cava é Cova

Apoio e Organização:
Movimento Cava é Cova, @Bernardo Negron, @Futuráfrica Afrobraziliangrooves , @Nanne Bonny Burako’s e Aldeia de Paranapuã.

Compartilhar