O Projeto Centro de Formação Esportiva – Esportes Paralímpicos será desenvolvido nas dependências do Centro de Treinamento Imigrantes, situado na Rodovia dos Imigrantes, SN – Vila Guarani ao lado do São Paulo Expo. Próximo à estação de metrô Jabaquara – SP – Capital.
Este Projeto atenderá até 350 jovens na faixa etária de 10 a 17 anos, de ambos os gêneros.
Os atendimentos serão de segundas a quintas feiras, em dois horários: 14:00 as 15:30 e das 16:00 as 17:30 h. Os alunos serão atendidos 2vezes na semana, podendo ser as segundas e quartas e ou as terças e quintas feiras.
São elegíveis para o Projeto jovens com deficiências visuais, intelectuais e físicas e que sejam reconhecidos para os esportes paralímpicos. A realidade é que muitos destes alunos nunca competiram, e conseguintemente não tem classificação paralímpica, o que não importa para o Projeto, pois promoveremos festivais mensais em que nestas oportunidades estaremos classificando todos os participantes.
O Projeto disponibilizará, além do atendimentos esportivos, transporte, lanche, uniforme e material, gratuitamente.
Transporte – Será analisado os locais de residência dos inscritos e será proposto um ponto estratégico para pegar e deixar os jovens após os atendimentos;
Lanche – Após os atendimentos todos os alunos seguirão até o restaurante do Centro de Treinamento para lanchar. Um kit simples, inicialmente com pão, suco e uma fruta;
Uniforme – Todos os participantes receberão camisetas, que serão obrigatórias nos atendimentos.
Material didático – O Projeto terá em todas as modalidades o material necessário para a iniciação esportiva.
O Projeto tem cunho de iniciação esportiva, desta forma, todas os jovens desenvolverão os educativos mais primários de cada modalidade, sendo estas: Atletismo, Natação, Judô, Goalball, Bocha, Voleibol Sentado, Futebol de 5 e Tênis de Mesa.
Como o objetivo é de formação, cada jovem aprenderá as modalidades elegíveis para sua deficiência, sendo assim, um atleta deficiente intelectual terá atendimento de Atletismo, Natação e Tênis de Mesa, passando em média 3 meses em cada uma delas.
Mais informações pelo email: formacaoesportivaparalimpica@cpd.org.br ou pelo telefone: 011 3390-3711.
Vagas para crianças e jovens com Autismo, Sindrome de Down, TDAH e Deficiência Intelectual já foram preenchidas.