Por Sarah Mascarenhas.
O objetivo da celebração é resgatar as tradições populares da cultura caiçara
É hora de celebrar a II Festa do Divino Espírito Santo do bairro do Caruará na cidade de Santos/SP. Será um dia de trazer a família para vivenciar uma programação tem caráter religioso, cultural e folclórico, está repleta de lazer e fé através do resgate das populares tradições caiçaras.
Esse é o segundo ano da festa no bairro caruara, é uma tradição da cultura católica popular, ou seja uma religiosa que o bairro resgata em parceria com a paróquia da Capela Santa Catarina de Alexandria, para trazer para a comunidade do Caruará um festejo tradicional popular da cultura caiçara. A festa mobiliza e promove uma grande confraternização entre os moradores, ao longo da semana a bandeira do Divino transita pela residência de alguns moradores promovendo um momento de comunhão da tradição e da fé na comunidade, o que fortalece o contato entre as famílias.
Começa com a benção da bandeira do Divino Espírito Santos seguida do cortejo pelas ruas do bairro até a praça principal. Na Praça a festa conta com a uma feira gastronômica e de artesanato produzido pela comunidade local, a típica quermesse. E como é uma festa, não pode faltar música, vai ter forró com o grupo Pimenta de corda e a presença dos fandangueiros de Peruíbe, Fandango Caiçara. A festa é familiar, então as crianças também estão contemplados nesse festejo.
A celebração do Divino é secular e se iniciou como uma festa da colheita. Ao ser acolhida pela corte portuguesa, a festa do Divino chegou no Brasil por volta do século XVII, época da colonização, a celebração chegou ao Brasil, a ritualística do cortejo conta sobre a profecia que dizia que haveria um escolhido que assumiria como Imperador do Divino. Abençoado com o poder do Espírito Santo, o Imperador se tornava puro como uma criança, distribuindo alimentos e soltando presos, trazendo a fartura e o perdão ao mundo.
Esta festa é replicada em muitas cidades brasileiras, as maiores festas do país acontecem em Pirenópolis (GO), Alcântara (MA), Mogi das Cruzes, que começou no último dia 30 e vai até o dia 9 de junho, São Luiz do Paraitinga (SP), Diamantina (MG), São Lourenço do Sul (RS). Cada cidade que a realiza acrescenta sua cultura na comemoração.
Aqui em Santos a festa acontece no bairro Caruará, que fica na área continental da cidade Santos, é um povoado que foi loteado em 1953, numa antiga fazenda bananeira do início do século XX. Um bairro popular, encravado na Mata Atlântica, entre o Parque Estadual da Serra do Mar e os manguezais do Canal de Bertioga.
Caruará é reconhecido como um centro de atividades de turismo (principalmente o turismo comunitário) e lazer, com trilhas,cachoeiras,locais de pesca e passeios de barco no encantador Canal de Bertioga. O portinho de Caruará fica na beira do canal, sendo principal ponto de encontro entre os moradores que ali se encontram para bater papo, relaxar e sentir a brisa do mar.
A festa do Divino acontece por meio da união de forças entre Prefeitura Municipal de Santos, Secretaria de Cultura de Santos, Subprefeitura da área continental, coletivo Barca Cultural, Caruartes, Sociedade de Melhoramentos do Bairro do Caruara e Comunidade Católica da Capela de Santa Catarina de Alexandria.
Programação
14h00 Missa
15h00 Cortejo Bandeira
15h30 Espetáculo de Palhaços – Infantil
16h30 Espetáculo de Teatro
18h30 Ice Dee – RAP
19h35 Pimenta na Corda
20h30 Fandango Caiçara
22h00 Encerramento
Serviço:
II Festa do Divino Espírito Santo do bairro do Caruara
09 de junho às 14h
Missa: Capela Santa Catarina de Alexandria
Atrações: Praça central – Grátis
Crédito fotos: Anak Albuquerque