Baixada Santista

Filme raro será exibido na Biblioteca Municipal de Santos.


Da Redação BdF:

Ainda em comemoração ao Mês do Trabalhador, será exibido neste sábado, às 15 hs, na Biblioteca Municipal de Santos o filme”1917: A Greve Geral”, dirigido por Carlos Pronzato.
O ano de 1917 foi um ano muito significativo, um dos anos mais importantes e que marcaram um novo paradigma no século XX, pois foi o ano da célebre Revolução bolchevique na Rússia, conduzida pelos revolucionários Lenin e León Trotsky, em seu primeiro momento também com o apoio do vibrante movimento anarquista.
Em sua tese atual, A Terceira Onda da Revolução Latino-americana, o professor canadense James Petras, do MIT (Instituto Técnico de Massachusetts), um dos maiores centros de estudos do Planeta, – onde também tem cátedra o escritor e linguista anarquista Noam Chomsky – Petras, no título, como que ironiza o livro A Terceira Onda, escrito na virada dos 70 por Alvin Tofler.
Petras, o maior especialista latino-americano de tendência marxista, coloca a Revolução Russa de 1917 como a maior influenciadora dos potentes primeiros movimentos comunistas e anarquistas de nosso continente, onde também nascem os mais importantes sindicatos. O segundo ano paradigma seria 1959, ano da vitoriosa Revolução Cubana de Fidel Castro e Ernesto Che Guevara, que influenciaria todos as posteriores guerrilhas que se opuseram às muitas Ditaduras militares nos anos 60 e 70. Já a terceira onda teria como paradigmas a rebelião indígena camponesa Zapatista em Chiapas, sul do México, e os Sem Terra, no Brasil .
Após a exibição haverá uma Roda de Conversa, com os coletivos NORT – Núcleo de Organização e Resistência dos Trabalhadores -, e o NELCA, Núcleo de Estudos Libertários Carlo Aldegheri .
A Biblioteca Municipal Alberto Sousa fica na praça José Bonifácio, n° 58, bem em frente ao Fórum de Santos. A entrada é gratuita.

Compartilhar