A população de Bertioga, este Movimento, seus apoiadores, e a Prefeitura do Município de Bertioga são contrários ao projeto de transposição do rio Itapanhaú!
Sabemos que Bertioga arcará com os maiores impactos!
O Movimento Popular Salve o Rio Itapanhaú fez um grande esforço para apresentar um estudo técnico respaldado por profissionais de diversas áreas, dando conta dos impactos que envolvem a transposição, e mostrou que os estudos feitos às pressas e superficialmente, apenas para cumprir tabela de licenciamento, são absolutamente insuficientes e os impactos decorrentes da transposição, incalculáveis!
O IBAMA-SP ignorou os estudos protocolados por nós e emitiu autorização para o desmatamento de 8 km de Mata Atlântica do percurso em que poderá ser instalada a adutora que liga o ponto de captação, no ribeirão Sertãozinho, ao reservatório de Biritiba Mirim.
O Governo do Estado de São Paulo e a SABESP têm contado com amplo apoio de uma grande parceira neste – e em outros licenciamentos: A CETESB!
Agora, sabemos que também contam a subserviência do IBAMA-SP ao governador João Dória, escancarando seu vínculo com um dos pais da transposição do Itapanhaú, o ex-secretário de Alckmin e atual ministro da boiada de Jair Bolsonaro: Ricardo Salles!
Diga NÃO à transposição do rio Itapanhaú!
A luta continua!
Facebook
https://web.facebook.com/naoatransposicaodorioitapanhau/
Instagram
@salveorioitapanhau