Da Redação
Pastor sugere ‘gargarejo’ para que fiéis não peguem coronavírus – do G1 Santos
Uma notícia publicada no G1 Santos aumentou a preocupação com a medida tomada pela prefeitura de Praia Grande nesta semana. O município adotou o afrouxamento da quarentena para milhares de fiéis que poderão assistir aos cultos presencialmente, atendendo as normas de proteção sanitária impostas no decreto.
Uma preocupação que tem acendido o alerta são as falsas promessas de cura com receitas milagrosas promovidas por pastores em seus cultos religiosos.
O vídeo que chamou a atenção foi feito pelo pastor Waldeir de Oliveira, que ministra na igreja Assembleia de Deus Ministério da Missão, no Samambaia. O Pastor ensina a fazer um gargarejo com água morna, limão e bicarbonato de sódio, alegando que a receita foi passada por judeu ao seu irmão, que mora há 40 anos nos EUA.
No vídeo, ele ainda alega que Israel é o país com menor índice de contaminados pelo coronavírus e fala sobre fakenews – supondo que seria “falsa” a afirmação que o gargarejo não funciona. Outra alegação do pastor é que essa receita é a solução para que seus fiéis não sejam contaminados.
A verdade sobre Israel
O que o pastor não informou em seu vídeo é que Israel ficou em quarentena total desde que os casos começaram a surgir no país. Para combater a propagação da pandemia da Covid-19, as autoridades israelenses ordenaram o confinamento da população, fecharam escolas, locais de culto e recreação e proibiram saídas a mais de 100 metros da casa, exceto trabalho, se fosse necessário, ou ao supermercado, hospital ou farmácia. Somente no final de abril é que foi iniciada a “flexibilização” de alguns comércios e serviços locais.
Israel tem hoje 16.409 pessoas contaminadas pela COVID-19 (dados fornecidos em 08/05/2020 pelo mapa da COVID-19 no mundo).
Carreira
O pastor Waldeir é conhecido em Praia Grande. Em 2012 foi o candidato a vice-prefeito de Alexandre Cunha. Em 2016 promoveu seu filho, o Pastor Natanael ao pleito do legislativo ganhando uma cadeira de vereador na gestão 2016-2020.
Adepto a mudanças, o pastor saiu de “oposição” em 2012 para “situação” em 2016, com várias fotos publicadas ao lado do atual prefeito Mourão.
O pastor também foi o mentor espiritual da vereadora Janaina Ballaris em 2012, na qual aparece em várias fotos no culto da Igreja Assembleia de Deus Ministério da Missão, em seu perfil no facebook.