Redação BF.
Entrevistamos o terapeuta holístico Marcos Costa, que dirige o Instituto Holístico Voz da Alma, localizado na Vila Tupi, em Praia Grande. Marcos é também Professor de Artes Plasticas, além de médium na Fraternidade Espírita Alvorada Nova
BF – Vivemos no período mais tenebroso da História Moderna, um momento em que parecem se cumprir prognósticos pessimistas acerca de uma peste que colocaria as nações de joelhos. Se o século XXI já estava sendo considerado, em seu início ainda, o século da depressão e da bipolaridade, imaginemos então com as pessoas trancadas em casa, olhando assombradas pelas telas de TV e celulares a onda de dizimação que se abate sobre a humanidade.
BF: Marcos, quais são as características principais, os medos e tensões, daquelas pessoas que te procuram?
Marcos Costa: Bem Jasper, na maioria das vezes as pessoas se apresentam com quadros de depressão, é o mais comum, porém para alguns, durante a Terapia vamos encontrando outras neuroses, como Pânico, Fobias, Borderline e outras. Em geral, o atendido identifica a causa da sua dor em situações atuais da vida, mas que no decorrer da Psicanálise, vamos descobrindo traumas e frustrações que acontecem em geral, durante a formação da personalidade do ser. Essas questões no entanto, se encontram recalcadas no inconsciente, resguardadas por um mecanismo de defesa do aparelho psíquico. O Terapeuta faz uso de reflexões positivas e da ampliação da consciência, para que seu atendido por si só, encontre essas portas no inconsciente que o levarão a uma na vivência do passado de forma mais plena e amorosa, podendo assim ressignificar os fatos vividos, e aliviar as cargas de medo, culpa e ódio, que são os sentimento mais comuns que proporcionam ao ser humano as suas neuroses. O Psicanalista deve possuir profundo sentimento analítico, e de compaixão, já que o Terapeuta é um cuidador e deve possuir o perfil de quem realmente gosta de “cuidar de gente” a fim de conduzir bem o seu atendido, é o que digo sempre a meus alunos no meu Curso de Psicanálise Transpessoal. O Psicoterapeuta não aconselha e não julga, cabe a ele o amparo e o acolhimento. O que todos nós buscamos é sermos amados e amar de forma plena, com esse sentimento que o Terapeuta deve abrir as portas do seu consultório. Falando de forma bem resumida.
BF: É de se imaginar que antigas fobias,tensões, stress, tenham se potencializado, verdade?
Marcos Costa: Sim Jasper, é verdade, hoje possuímos uma rede de informações e de comunicação, que nos últimos 50 anos cresce numa velocidade altíssima. Respostas mais rápidas nos são cobradas a cada instante, no trabalho, em casa, na rua, seja onde for, estamos conectados e sendo bombardeados de informações. Assim também nas relações de trabalho, temos que ter agilidade, não adianta ter apenas uma área de conhecimento, precisamos saber de muitas coisas ao mesmo tempo, ter inúmeras habilidades para conseguir uma posição profissional de sucesso. Isso exige muitos cursos e aperfeiçoamentos constantes. Esse ritmo acelerado está em todas as relações humanas, o que proporciona ao ser, o estresse constante e as consequências são as rupturas emocionais desencadeando as neuroses que já citei aqui.
BF: Agora, mudando a perspectiva, já não do terapeuta holista, mas a do espiritista, existe certa relação do que está ocorrendo, com os vaticínios de Chico Xavier, inclusive a famosa imagem ou metáfora do “planeta chupão”?
Marcos Costa: Bem Jasper, a humanidade representada por suas seitas, religiões, doutrinas ou filosofias, sempre profetizou o fim do Mundo, o espiritismo não é diferente, cabe a nós entendermos e estudarmos o que cada uma delas querem dizer e entendem sobre o assunto. Nosso querido Chico Xavier nos trouxe muitas elucidações sobre o tema em suas obras, em parceria com André Luiz, que posso lembrar aqui de algumas como, Nosso Lar, Missionários da Luz, Evolução em dois Mundos e outros. Chico trouxe a sua colaboração, mas a humanidade continua evoluindo e novos conceitos vão se construindo no entendimento. Quero lembrar aqui que na Doutrina dos Espíritos tanto no Livro dos Espíritos quanto na Gênese, Kardec em sua pesquisa, traz orientações dos espíritos que nos contam dos expurgos planetários, das emigrações e migrações de espíritos tanto da Terra quanto de outros orbes. Nos conta do estágio evolutivo de nosso Planeta, que hoje se encontra em Provas e Expiações, passando para a próxima fase, a de Regeneração. Existir um planeta de nome Chupão, ou outro qualquer que se aproxima
da Terra e sugar espíritos a ele, é uma forma figurada de se entender um efeito. Se um planeta maior que a Terra se aproximasse desta forma, haveria um desequilíbrio tal no Universo a ponto de aniquilação de todos, e se isso acontecesse com esse processo, estaria Deus revogando as próprias leis da Natureza para o propósito que se entende. Se as leis de Deus são perfeitas, não há sentido em revogá-las, o entendimento equivocado é do próprio homem. Disse Jesus; “ Os bons herdarão a Terra”, esse entendimento é bem simples e perfeito para o entendimento. Os espíritos encontram seus lares no Universo, por afinidade, chegado o momento da Transição Planetária, cada um, será atraído por afinidade para onde melhor lhe cabe a continuidade evolutiva, mesmo que seja para um planeta primitivo. Na Terra ficarão os espíritos que atingiram a evolução necessária para progredirem em um Planeta de Regeneração. E posso lhe afirmar, pelas experiências mediúnicas vividas, que essa Transição já está em curso.
Instituto Holístico Voz da Alma
Rua Xavantes 475 Vila Tupi – Tel:.13-981904506