Baixada Santista Cidade Cubatão

PESQUISADORES, AMBIENTALISTAS E POLÍTICOS VISITAM A VILA DOS PESCADORES NESTA SEGUNDA-FEIRA (24/01/2022)

O objetivo é que o grupo conheça a comunidade de perto e entenda os efeitos da construção da Cava Subaquática que vai receber rejeitos da dragagem do Porto de Santos

Um bairro erguido em uma área de mangue entre a Rodovia Anchieta e o Rio Casqueiro, em Cubatão. Assim é a Vila dos Pescadores uma das maiores comunidades da Baixada Santista. Como o próprio o nome diz, na Vila ainda vivem centenas de pessoas que vivem da pesca, retirando a sobrevivência do estuário e movimentando a economia do local onde moram mais de 9 mil pessoas.

E essa atividade pode ser ameaçada pela cava subaquática, uma cratera de mais de 400 metros de diâmetro aberta no estuário que recebeu 5 mil toneladas de sedimentos tóxicos da dragagem do canal do Canal de Piaçaguera.

Para conhecer a comunidade e o que a cava pode afetar, o Instituto Socioambiental e Cultural da Vila dos Pescadores (ISAC-VP) vai receber na próxima segunda-feira (25), às 14 horas, representantes do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Saúde Socioambiental (NEPSSA), da Universidade Federal de São Paulo, o deputado estadual Maurici e ambientalistas.

O objetivo é que o grupo conheça a Vila dos Pescadores por dentro, ver o seu dia a dia. A presidente do ISAC, Marli Vicente, explica que os pesquisadores vão conhecer projetos sociais que funcionam na Vila, famílias de pescadores e locais fundamentais para a manutenção da pesca no bairro, como o Portinho. “É muito mais fácil para o pesquisador, para o político entender uma causa, entender os efeitos que a cava pode ter quando eles conhecem a realidade de uma comunidade por dentro”, explica.

O NEPSSA é um dos mais importantes núcleos de estudos e pesquisas sobre demandas da sociedade relacionadas à saúde socioambiental na perspectiva da Promoção de Saúde. O Deputado estadual Maurici é membro da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa que investiga a criação da Cava Subaquática e seus efeitos.

O evento tem o apoio da Frente Ambientalista da Baixada Santista e do Movimento Cava é Cova.

Sobre o ISAC

O Instituto Socioambiental e Cultural da Vila dos Pescadores (ISAC-VP) é uma entidade sem fins lucrativos que trabalha pela preservação do meio ambiente, a pesca artesanal e a cultura caiçara em Cubatão. Sua fundadora é Marli Vicente, uma das primeiras moradoras, que há décadas trabalha na defesa das famílias de pescadores do bairro.

Sobre a visita – Programação:

14h30 horas – Recepção: Sede do ISAC na Vila dos Pescadores, Cubatão-SP
15h00 Início da visita aos projetos sociais e famílias de pescadores do bairro
16h30 horas: Café da tarde na sede do ISAC.

Fonte: FABS – Frente Ambientalista da Baixada Santista.

Compartilhar