Esportes

Policiamento para prevenção de roubos a ciclistas, não… Mas para reprimir passeio, sim

Por editoria B.F.

foto: reprodução
A “Tradicional Descida a Santos”, evento de ciclistas auto-organizado pelas redes sociais, foi severamente reprimida neste domingo, dia 10 de dezembro,  com ‘caveirão’, cassetetes e gás lacrimogêneo. O evento foi proibido através de liminar do juíz Celso Lourenço Morgado, de São Bernardo do Campo, com multas de R$ 300 mil – caso fosse realizado. A confusão e repressão ocorreu na Via
Anchieta, altura de Cubatão, se estendendo até as 14 horas, com resistência e gritos de indignação dos esportistas.
Uma das coisas que mais causava perplexidade aos que passavam, era o fato, por um lado, de serem constantes nestas vias os roubos de bicicletas, com parco policiamento, e, por outro lado, quando um evento coletivo organizado, haver justamente uma repressão desmedida aos ciclistas. Note-se que este esporte tem sido um dos mais incentivados, tanto por médicos como pelos governos, por duas razões: melhor saúde e descongestionamento e diminuição da poluição nas vias públicas.
Nas redes sociais, o ativista Professor Maykon Santos, comentou: “Tropa de choque para impedir o que poderia ser um passeio lindo, incentivando a prática esportiva, o contato com a natureza da tradicional descida da Serra até Santos.”

Compartilhar