Agenda Baixada Cultural Santos

Porto Circense: um espaço de promoção e integração cultural

Por Sarah Mascarenhas.

Festival Internacional de circo celebrará a inauguração da sede

Todos queremos sombra e água fresca, não é mesmo? Aqui em Santos, muito se fala de ocupação das ruas. Festa na praça, kombi levando música pela avenida… agora é hora de ampliar esse sentido! A rua ganhará uma árvore, frondosa e frutífera. É com esse sentimento que o Bando convida, toda a baixada santista, para conhecer e participar da inauguração do primeiro espaço cultural totalmente voltado para arte circense, o Porto Circense. Nos dias 9 e 10 de dezembro, acontecerá o 2º Saralhaço com artistas do mundo inteiro.

Pra quem diz que Santos não tem cultura, o surgimento do Porto Circense é a prova de que aqui (tem sim!) muita ação cultural e – o mais importante – os artistas se articulam para movimentar esse cenário. O Bando surgiu na Vila do Teatro, com a Oficina de Circo oferecida por Sidney Herzog, professor de arte circense e fundador da Oficina Livre de Circo, há cinco anos atrás. Para todos os artistas envolvidos, contar essa história e não mencionar a ocupação não faz sentido, pois todos tiveram como ponto de partida a ocupação da Vila.

Assim como O Bando “novos artistas se formaram, surgiram e sumiram,  e o ponto mais importante, a oficina, que era gratuita, só cresceu e precisava ampliar a estrutura para continuar existindo” comenta Letycia Gonçalves, integrante do Bando e aluna da 1ª geração da oficina. Herzog mora no Canal 5 próximo ao porto, e sempre entendeu que fazer arte está totalmente relacionado a atitudes cidadãs, e nessa toada, passou a ministrar oficinas na praça próxima a sua casa. Segundo ele “o circo por si só já emana essa essência transformadora, o circo era a casa dos exilados, das mulheres que fugiam da forma normativa, o circo é um caminho de mudança de vida digna e alternativa, além de ser uma atividade artística, lúdica, física e cultural”, para Herzog, o circo é uma ferramenta de transformação social muito valiosa e poderosa.

 

O espaço

Eis que surge nesse cenário, um empresário do bairro, proprietário de um galpão que acolhe bem todos os propósitos deste Bando. Mario Silva é um sonhador, e desde que começou a construção do galpão, imaginava que ali deveria ser um lugar de fomento e fruição de arte. Silva conta: “me chamaram de louco quando quis construir esse prédio, que possui uma laje muito reforçada, suporta 500 kg por metro quadrado, mas eu sempre sonhei em fazer deste prédio um espaço cultural. Na fundação, eu enterrei alguns objetos pessoais para dar força a esse sonho, quando conheci o pessoal, senti que mesmo sendo jovens artistas, a bagunça era organizada” conta Silva, proprietário da sede do Porto Circense.

A ponte desse encontro foi o produtor cultural Raphael Neves, que conheceu Mario e firmou a parceria, que consistia em encontrar um grupo de artistas para gerir o espaço. Neves já conhecia O Bando de trabalhos anteriores. O reencontro e o convite aconteceram durante um treino na Praça Rubens Martins.  “O prédio tem dois andares, no piso térreo, um espaço pronto para realizar eventos nos mais variados formatos, ainda tem uma área no 2º andar, que é perfeita para atividades de acrobacia aérea e muito mais” explica Pablo Bailoni, integrante do Bando e aluno da 1ª geração da oficina.

O Evento

Em 2016, O Bando realizou a 1ª edição do Saralhaço, que nada mais é que um Sarau de palhaços. Este ano o evento cresceu, manteve o nome e tem  caráter de festival, ou melhor, o 1º festival internacional de Circo da baixada santista. Uma festa que vai além das apresentações de palhaço. A modalidade palhaçaria será extrapolada, pois nem só de palhaçada é feito o circo. O público poderá apreciar artistas, do Brasil e do mundo, com números de acrobacias aéreas e coletivas, malabarismo em vários formatos, equilibristas e muita alegria.

O Circo na arte é uma das  linguagens mais multidisciplinar, pois debaixo da lona do picadeiro também tem muita música, poesia, dança e com o Bando não é diferente. Parcerias surgiram, e o público vai poder curtir música com a kombi do Komboio Cultural e do coletivo Garrafada. Confira todos os detalhes da programação.

Alan Plocki, fundador do Komboio Cultural, entende que a parceria é fundamental e cria a analogia  “O Komboio é a nossa volta pra rua, nós entendemos que a rua é um lugar pra fruição de arte, é muito necessário fazer arte na rua. Agora nós ganhamos a árvore que nos dará sombra, nos dará frutos, um lugar para discutir, produzir e agregar ideias. E  o circo convida  outras artes a participar de uma produção como essa, o circo é isso, ele se utiliza de linguagens múltiplas. Então, quando pensamos no Komboio, vemos uma plataforma para levar e trazer arte a todos os cantos, e o Bando será mais um grupo que transitará por aí”, explica o artista, que vai participar do 2º Saralhaço.  

O Bando é formado por: Sidney Herzog, Fausto de Oliveira Franco, Letycia Gonçalves de Souza, Mauro Pires Neto, Flavia Lima, Pablo Bailoni, Ana Carolina Ferreira, Luana Alberniz da Cruz, Natan Fernandes de Lira, Allan Plock, Audrey Herzog, Ugo Castro Alves, Isis Roggers, Gabriel Sanches, Joseval Lira, Marcelo Morgero, Giovanne rocha, Caio Braga, Ewald Cordeiro e Lara Almeida. Para a realização dessa empreitada é preciso ter apoio, e um dos grandes apoiadores do projeto é a Settaport, Sindicato dos Empregados Terrestres em Transportes Aquaviários e Operadores Portuários do Estado de São Paulo, que desenvolve trabalhos sociais em todas as comunidades que margeiam as zonas portuárias.

Acompanhou toda história e ficou curioso? Anota aí: dias 9 e 10 de dezembro tem o 2º Saralhaço para inaugurar o Porto Circense na R. Almirante Cochrane, 404.

Acompanhe esta e outras atividades seguindo a página d’O Bando no facebook pelo endereço https://www.facebook.com/PortoCircense/

Programação Completa Inauguração/ 2°Saralhaço 2017
Sáb, 9 de Dezembro
10h – Ocupação Circo no Beco com André Becker – Praça Rubens Ferreira Martins (Igreja do S. Jorge)
ATIVIDADES NO PORTO CIRCENSE
14h – Rua de Brincar – Komboio Cultural
16h –  Espetáculo de rua  “Crazy Stilt Show” – Palhaço Doisberto (ITA)
17h – Inauguração do Galpão
18h – Coletivo Baobá de Malê
20h – Cabaré de Variedades Circenses com atrações nacionais e internacionais – Bilheteria: PAGUE QUANTO PUDER!
Dom, 10 de Dezembro
ATIVIDADES NO PORTO CIRCENSE
16h – Espetáculo de rua AMATEUR – Palhaço Satin (COL)
17h –  Coletivo Garrafada
18h – Simone Ancelmo e Gafieira Trio
19h – Br Combo – Música instrumental
20h – Cabaré de Variedades do Circo da Baixada Santista
Bilheteria: PAGUE QUANTO PUDER!


SERVIÇO:
2º SARALHAÇO 2017
Dia 09/12 10h
Dia 10/12 16h

Apoio:
Garrafada, Colégio Ecologia e Head Fire.

Parceria:  
Bioflora – Produtos Naturais e Fundação Settaport

Realização:
Porto Circense, Komboio Cultural e Entexp

Nas Mídias Sociais
Facebook: https://www.facebook.com/PortoCircense/
Fotos: Fausto Franco
Compartilhar