As razões para a proliferação dos casos de Covid-19 em São Vicente passam pela desmobilização da população e também pela falta de fiscalização das autoridades. Ontem, a reportagem da Santa Cecília TV flagrou uma enorme fila em um shopping da cidade que reabriu ontem, sem que houvesse qualquer fiscalização quanto ao distanciamento mínimo entre os clientes.
Hoje pela manhã, a reportagem do Bom Dia Cidades, da Santa Cecília TV, fez mais um flagrante de desrespeito. Um ponto de ônibus na área insular da cidade, próximo à Ponte dos Barreiros, estava lotado – o que indica poucos veículos – e com pessoas aglomeradas, sem que fosse respeitado o distanciamento. E, pior: sem qualquer fiscalização ou orientação à população.
A propagação do coronavírus em São Vicente pode, inclusive, levar toda a Baixada Santista novamente a ser enquadrada na Zona Vermelha, com mais restrições, mesmo com a expectativa de reclassificação hoje pelo governo do Estado. O próprio prefeito Pedro Gouvêa alertou para a falta de isolamento.
BR Mobilidade
As frotas BR Mobilidade Baixada Santista e Viação Piracicabana informaram que estão seguindo as orientações feitas e que triplicaram a higienização dos ônibus e VLTs que estão circulando, para o bem estar e saúde de todos. Porém não foi isso que foi mostrado hoje durante a reportagem no jornal da manhã ‘Bom Dia Cidades’, da TV Santa Cecília.
O ponto de ônibus estava lotado, passageiros estavam esperando os ônibus e reclamaram do tempo de espera – que chega a meia-hora em alguns dias – e que apenas porque a equipe estava filmando, os ônibus começaram a passar com mais frequência, porém é perceptível que não estão respeitando o número determinado de pessoas para a segurança e saúde de todos.
É bom lembrar que toda frota pode ser acompanhada em tempo real pelo aplicativo ‘Quanto Tempo Falta’, ele permite que os passageiros vejam todos os ônibus em operação, com estimativa de chegada, horários que estão para passar e a localização
Foto: CARLOS LOPEZ/ SANTA CECÍLIA TV