Por Newton Rodrigues
Hoje faz dois anos que o Professor Paul Singer partiu. Em um momento da história do Brasil que parecia não termos soluções para a construção de uma economia que promovesse a emancipação dos trabalhadores, que não fosse pautada pelo Estado ou pelo mercado, que promovesse a valorização das mulheres, do meio ambiente, e de todos os segmentos que sofriam opressão, o Professor, com grande entusiasmo, apresentou a Economia Solidária. Atualmente, a EcoSol é reconhecida em todo o mundo e tem um arcabouço teórico solidificado.
A sua participação na construção do Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista foi notável. Esteve várias vezes em Santos, Guarujá e Peruibe participando de eventos de formação, nos apoiando. Recebeu integrantes do FESBS na Secretaria Nacional de Economia Solidária e na sua casa. Não distinguia finais de semana de dias úteis quando se tratava de apoiar a construção da EcoSol, assim como tratava todas as pessoas com respeito, consideração, assertividade e empatia. O seu falecimento mobilizou personalidades de diferentes partidos políticos a darem depoimentos sobre o exemplo da sua trajetória intelectual e militante, assim como do seu comportamento respeitoso. Havia consenso de que Paul Singer jamais tinha sido ríspido com quem quer que fosse, sempre defendeu e explicou as suas ideias de forma ética, com fundamentação teórica, citando exemplos concretos, tranquilidade e respeito aos interlocutores. O máximo que dizia diante da divergência era: o que você quer dizer com isso? Pode explicar melhor?
Paul Singer deixou um legado. A EcoSol deve ser construída com estudos e ações, em rede, e com respeito e compreensão quando houver divergências de ideias, sem hierarquia ou exclusão. Não podemos reproduzir no processo de construção da EcoSol as mesmas relações de força e competição do capitalismo. O militante do movimento de EcoSol não pode agir como os executivos das empresas privadas em busca de um protagonismo que lhe dê destaque individual ou apenas para a sua organização. Com o seu comportamento e obra, Paul Singer indicou que a construção de uma outra economia implica em gerar outros poderes, democráticos, com base na diversidade e na ética humanista.
Hoje, celebramos mais uma vez a existência do Professor Paul Singer, o seu legado e ensinamentos.
Saudades do Professor.
“Na caminhada rumo à utopia, a economia solidária nos permite transformar e construir uma outra sociedade, no cotidiano” (Paul Singer)