Tarde de Memórias de uma Guerreira: em uma era de ditadura empresarial e militar no lançamento de livro na Estação da Cidadania de Santos, no sábado, 11 de junho.
Link para inscrição: https://forms.gle/q47XHvwqFhzMJ7EJA
Evento cultural é organizado pelo Fórum da Cidadania de Santos em parceria com a Associação de Saúde Socioambiental (ASSA), o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Saúde Socioambiental (NEPSSA), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Associação de Combate aos Poluentes (ACPO). No encontro acontecerá o lançamento do livro “Torre das Guerreiras e Outras Memórias”, de autoria da professora Ana Maria Ramos Estevão, no sábado, 11 de junho, das 17h às 20h, na Estação da Cidadania de Santos (Avenida Ana Costa, 340, Campo Grande, Santos).
Após apresentação e manifestação das/dos presentes, Ana Maria fará o lançamento do livro de sua autoria, em Santos, “Torre das Guerreiras e Outras Memórias”. A obra é a narrativa histórica de Ana Maria Ramos Estevão, vivida durante a ditatura empresarial-militar na década de 1960/70, na época presa e torturada pelos órgãos de repressão por participar do movimento estudantil como presidente do Centro Acadêmico de Serviço Social e da organização Ação Libertadora Nacional (ALN) como rede de apoio.
É daí que surge o nome do livro, “Torre das Guerreiras e Outras Memórias”, pois ela e outras que foram detidas pelo governo militar, ficavam presas no prédio que ficou conhecido como a Torre das Donzelas. Foi nesse contexto que conheceu personagens que aparecem no livro: os algozes do regime ditatorial, mas também pessoas que lutaram contra o regime militar instalado, tais como, o educador Paulo Freire e a primeira mulher eleita e ex-presidenta do Brasil Dilma Rousseff.
Solicitamos inscrições prévias para avaliarmos a quantidade de pessoas no espaço em razão de não estarmos ainda livres da pandemia da covid-19 e providenciar os certificados.
Atenção: solicitamos e recomendamos o uso de máscaras, embora não obrigatório.