Cidade São Vicente

Fotógrafo vicentino lança seu primeiro livro pelo Proac

VÓRTICE: MEMÓRIAS DE UMA VIDA EM CONSTANTE DECLÍNIO.

A publicação é uma obra de ficção de Ailton Martins, o primeiro romance do fotógrafo vicentino. O livro narra conflitos existenciais a partir de recortes de memórias de um homem que, em seu leito de morte, conclui que não foi digno da vida que teve, mas, precisa ser digno da morte. Por meio de recordações, o personagem busca entender o mundo e a si mesmo. Qual elemento o tornou uma pessoa horrível? Em que momento da vida desviou-se de sua ética e moral?

O romance é narrado em primeira pessoa, a partir das memórias do personagem que se passam na juventude, na meia idade e durante a velhice. O livro é composto de pequenos capítulos, de modo que cada um funciona inclusive como conto, apresentando cenários e reflexões que se fecham em si mesmos, porém, juntos, formam a alegoria narrativa da história de vida do personagem que, enfermo numa cama de hospital, tem dificuldades para pensar de forma linear e objetiva.

Concepção literária:
O livro aborda a contradição humana, mas não de forma abstrata, genérica ou divagatória. O texto utiliza objetivamente elementos concretos para estimular a reflexão, que vai desde a insatisfação juvenil, a alienação política, o sucateamento do serviço público, o individualismo social, as desigualdades sociais, até o pensamento conservador em conflito com a liberdade e os direitos de minorias. Porém, não elenca tais questões de modo panfletário ou retórico. Apresenta-as como parte da realidade do personagem, que busca refletir sobre todos esses dilemas da vida em sociedade, sobre a qual ele mesmo não tem certeza de nada, tem só dúvidas e decepções.

Referências: Machado de Assis, Carolina Maria de Jesus, Fiódor Dostoiévski, Lima Barreto, Jack London, Ernest Hemingway, Fernando Sabino, Clarice Lispector e Luiz Fernando Emediato.

Este livro foi publicado por meio de recursos públicos do ProAC Municípios, iniciativa voltada ao fomento e à difusão da cultura no estado de São Paulo, em conjunto com a Prefeitura de São Vicente , Secretaria de Cultura e Conselho Municipal de Cultura.

Arte: Olivia Lacerda e revisão textual: Dennis Tupiassu

Compartilhar