Baixada Santista Cidade Santos

Grupo teatral de Santos se prepara para temporada pelo Nordeste

Por Rogério Ramos

A Cia Teatral Carcarah Voador está de vento em popa. Com dois monólogos em cartaz, a Cia fará uma nova turnê pelo nordeste do Brasil no mês de outubro com a agenda fechada até novembro. A Cia. já tem convites para outros estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Grande São Paulo.

 

Como tudo começou

 O grupo surgiu em 2007 com performances e intervenções sobre a obra de Patativa do Assaré, grande figura da cultura nordestina. Cícera Carmo e Vidah Santos, co-criadores da Cia Carcarah, se debruçaram em pesquisa sobre o universo nordestino, sendo Cícera natural de Nova Olinda/CE, cidade vizinha de Assaré/CE. A proximidade os levaram a conhecer a obra de Patativa e também a família do poeta, chegando a se apresentarem na casa do próprio Patativa, surgindo daí, muitos outros convites para o inicio sólido da Companhia.

A dupla ainda trabalhava com outros grupo no eixo Rio-São Paulo quando descobriram através das performances a identidade de Carcarah Voador para a Cia, fortificando suas raízes nordestinas. Já em 2012 o grupo realiza o espetáculo ”Teresa de Calcutá” com forte temática espiritualista.

Um monólogo que a atriz Cícera Carmo interpreta Madre Teresa, uma freira que teve sua vida dedicada aos pobres e necessitados da Índia. Uma trajetória santa que é interpretada com maestria pela atriz e com direito a caracterização fidedigna.

O espetáculo abriu a possibilidade de novos caminhos e novos públicos. A partir disso veio muitos convites para novas apresentações tantos em centros espíritas kardecistas como em igrejas das mais variadas religiões, levando a mensagem do amor ao próximo da forma mais ecumênica possível.

Após grande sucesso a Cia Teatral Carcarah Voador deu vida a outro espetáculo espiritualista, o solo  “Francisco de Assis – Amanhece a Liberdade” que é o resultado de um trabalho de pesquisa de mais de vinte anos do ator Vidah Santos, que estreou  em maio de 2017.

Vidah explica ter pesquisado a vida e obra do Santo sob vários pontos de vista, mas nunca se sentiu preparado emocionalmente para interpretar o personagem até receber um “Chamado da Espiritualidade” para levar o tema aos palcos, sendo compelido a entregar-se de corpo e alma para a montagem teatral sobre a vida do homem que largou sua vida social burguesa para se dedicar aos mais pobres. No espetáculo, Francisco de Assis é retratado no contexto histórico, espiritual e contemporâneo,  sem deixar de lado, a figura do homem santo.

 

Turnê Nordestina

Essa será a terceira excursão por terras nordestinas que o grupo realizará. A primeira foi em 2009 rodando pelo Ceará de “Patativa”. Já em 2016 veio a segunda passagem por terras nordestinas,  desta vez, com a peça “Teresa de Calcutá” que além das terras cearenses, também passou por Natal/ RN, sendo esta cidade, muito acolhedora com a Cia. Então,  através da Federação Espírita Brasileira de Natal apresentaram a peça em diversos locais do Rio Grande do Norte, como igrejas, centros espíritas, hospitais, Fóruns, praças e até no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) de Natal, somando um total de mais de 50 apresentações em 30 dias. A partir deste trabalho, foi renovado o convite para voltarem em 2017  com o espetáculo “Francisco de Assis. Amanhece a Liberdade” e agora com a filhinha dos dois parceiros de cena e de vida, a Dudinha.

Espetáculos

A Cia tem seis espetáculos no currículo. “Ispinho e Fulô de Patativa”, uma coletânea de poesias escritas por Patativa do Assaré compilado pelo grupo; “Pagú, Qual o gosto do mundo?”  sobre a revolucionária Patrícia Galvão e “Liberdade Prisioneira” que retrata a saga de dois prisioneiros políticos da ditadura militar, ambos roteiros escritos pelo autor cubatense Cicero Gilmar Lopes.

 

O monólogo “Teresa de Calcutá” é de autoria de Cicera Carmo e o solo “Francisco de Assis – Amanhece a Liberdade”  tem dramaturgia de Vidah Santos.

A mais nova produção da Cia, porém, é o espetáculo infanto-juvenil “A Cigarra e a Formiga – Recirclando” com texto adaptado da obra de La Fonteine por Cicera Carmo que tem como temática, a conscientização ambiental  e que promete muitas apresentações e viagens por aí.

Para conhecer mais sobre o grupo pela internet acesse o blog:

http://www.ciateatralcarcarahvoador.blogspot.com

 

Compartilhar