Por Mari Polachini.
O coletivo ambientalista MoCAN foi pioneiro ao tratar diretamente da Crise Climática na Baixada Santista, aliando-se a um grande movimento global de discussão e luta dessa questão, os Ativistas Climáticos e à Coalizão Pelo Clima São Paulo.
Temos realizado aqui em Peruíbe várias atividades e eventos alinhados à agenda internacional desses grupos.
No dia 20 de Setembro, está sendo construída uma grande manifestação, a GREVE MUNDIAL PELO CLIMA, que levará às ruas do mundo inteiro milhões de pessoas preocupadas com o destino do nosso planeta e decididas a exigir o fim da era dos combustíveis fósseis e a tomada de decisão por parte dos nossos governantes.
Todos já vislumbramos a intensidade das transformações que as mudanças climáticas estão provocando em nossas vidas e sentimos que não há mais tempo para protelarmos as medidas que ajudarão a minimizar esse processo.
Temos o dever ético e moral de garantirmos às futuras gerações a oportunidade de vida que nós mesmos tivemos e de lutar pela reparação dos danos que o aquecimento global já vem causando, em especial às populações mais vulneráveis.
Para garantirmos a Justiça Climática para todos, é necessário que estejamos juntos, unidos nesse mesmo ideal!
Venha participar conosco, no dia 20/09, das 14 às 18 horas, na Praça da Matriz de Peruíbe, de uma manifestação em defesa do nosso planeta, onde poderemos falar sobre as questões climáticas que nos afligem e assistir às inspiradoras apresentações da Banda Jovem do Instituto RELFE, do Grupo Percussivo Afro Calunga, do Instituto Camará Calunga de São Vicente e dos dançarinos do Espaço Cultural Attitude. No evento, também faremos captações de imagem para o nosso vídeo CANTE PELO CLIMA BRASIL.
Teremos a participação da Fundação Florestal e do Projeto Conexão Mata Atlântica, com doação de mudas e oficinas e a presença dos agricultores e apicultores familiares atendidos pelo projeto, expondo e comercializando os produtos da nossa Zona Rural.
Contamos com o patrocínio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, apoio da Prefeitura Municipal e parceria do Instituto RELFE e da Associação Padre Leonardo Nunes.