O Sertão vai Virarmar

MARINHA MARCA DATA PARA
BOMBARDEAR ALCATRAZES

A Ilha da Sapata, no Arquipélago de Alcatrazes, um dos pontos turísticos mais paradisíacos do Litoral Norte, já tem data para ser bombardeada: 16 e 17 de agosto deste ano. A informação faz parte do ofício nº 116/CASOP (Centro de Apoio a Sistemas Operativos) da Marinha do Brasil, e é assinada pelo Capitão de Mar e Guerra, comandante Renato Leite Fernandes, baseado na Ilha de Mocanguê, em Niterói, RJ.
Em seu documento, a Marinha do Brasil diz em oficio enviado ao IBAMA e ICMBio, dois órgãos colocados como observadores, que a ação é ” em cumprimento ao contido no Termo de Compromisso nº 711000/2008-001/00, entre o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério da Defesa”. O documento pede ainda que os nomes dos dois observadores do IBAMA e ICMBio devem ser fornecidos até o dia 05 de agosto (hoje) “a fim de proporcionar os planejamentos e os trâmites administrativos necessários”.
A informação pegou de surpresa os ambientalistas e moradores de São Sebastião e do Litoral Norte, que sempre lutaram contra o exercício de tiros em Alcatrazes. O ambientalista Fernando Puga, tão logo teve informações sobre a decisão da Marinha, organizou um abaixo assinado para lutar contra a medida. Publicada em seus Instagran, a nota diz que ” o Arquipélago de Alcatrazes representa um Santuário da vida marinha. Para a Marinha do Brasil representa nada mais que um alvo…”, disse ele.
A mobilização do ambientalista já começou a dar resultado: amanhã, as 10 horas, em Ilhabela, na Praça da Mangueira, os ecologistas se reunirão para falar sobre a medida a serem tomadas contra a decisão.

(Fonte AVAAZ org.)

Compartilhar