Baixada Santista Kultura Viramar

FESTA62 – Confira o edital de chamamento para grupos teatrais de toda a Baixada Santista

As inscrições para o FESTA 62 – Festival Santista de Teatro vai até o dia 31/10.

Este ano, devido a pandemia, o festival será transmitido pela plataforma da Secult – Cultura Santos no youtube.

Confira a seguir o edital de chamamento para o 62º FESTIVAL SANTISTA DE TEATRO.

 

FESTA 2020

“BRASIL IMATERIAL – PRESENTE, PASSADO E FUTURO”

EDITAL 01/2020

 

 

O MTBS – Movimento Teatral da Baixada Santista vem anunciar o chamamento  para a seleção de trabalhos e experimentos audiovisuais de grupos teatrais nacionais, estaduais e regionais para compor a programação do 62° FESTA – Festival Santista de Teatro, que neste ano de 2020 vem com o tema: “Brasil Imaterial-Presente, Passado e Futuro”em formato online de maneira inédita na história do evento, também celebrando o Título de Patrimônio Imaterial Cultural da Cidade de Santos concebido pela Assembleia Legislativa de Santos, CONDEPASA – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Cultural de Santos e Prefeitura de Santos .

Devido aos novos desafios impostos pelo combate a pandemia do novo Covid 19 e a necessidade de manter o teatro e as artes em pauta, reconhecemos a importância da realização do FESTA 2020 como mais uma ferramenta de resistência e possibilidade de encontro, experiências, desenvolvimento e fortalecimento do teatro no Brasil.

1 – DA REALIZAÇÃO:

1.1 – O 62º FESTA – Festival Santista de Teatro, será realizado no período de 01 a 06 de dezembro de 2020 com exibições através da Plataforma “Cultura Santos” no YouTube.

1.2 – Em formato online do Festival compreenderá as seguintes atividades:

  1. a)Apresentações das Mostras Nacional e Estadual;
  2. b) Apresentações da Mostra Regional;
  3. c)Atividades paralelas compostas por debates, oficinas e workshops.

1.3 – Através deste edital, o FESTA pretende ser uma plataforma de exibição da recente produção teatral, de diversos gêneros no formato online em sua 62º edição.

1.4 – As obras selecionadas, assim como a transmissão das atividades paralelas serão exibidos no canal do youtube da Secretaria Municipal de Cultura de Santos, compondo a programação do 62º FESTA – Festival Santista de Teatro – (tema) .

1.5 – Artistas, grupos e companhias de todo o Brasil poderão inscrever suas propostas de trabalhos e experimentos teatrais/audiovisuais através da plataforma de inscrição do FESTA 62: http://festa62.educacaoetecnologia.social/  

1.6 – Os trabalhos deverão ser gravados e editados, em conformidade com os padrões estabelecidos no item 4 deste edital.

2 – DA INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO

2.1 – Poderão inscrever-se grupos de todo o Brasil para participarem do 62º FESTA – Festival Santista de Teatro, com trabalhos e experimentos teatrais/audiovisuais que estejam relacionados ao tema: “Brasil Imaterial-Presente, Passado e Futuro” cabendo à curadoria estabelecida pela coordenação do Festival, a seleção dos participantes.

2.2 – Poderão inscrever-se como proponente, responsável pelos grupos de teatro, pessoas físicas ou jurídicas de natureza cultural, tais como MEI – Micro empreendedor individual, cooperativas, associações, instituições de teatro, pontos de cultura, entre outros.

2.3 – As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet mediante o preenchimento e envio do formulário de inscrição disponível na plataforma: http://festa62.educacaoetecnologia.social/, do dia 22/10/2020 até às 23h59min do dia 31/10/2020 horário de Brasília.

2.5 – A organização do Festival não se responsabilizará por inscrições não recebidas por motivos de ordem técnica, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, após o prazo de 31 de outubro de 2020, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

3 – DA PROPOSTA DOS TRABALHOS E EXPERIMENTOS

3.1 – As obras poderão ter quantos integrantes forem necessários, desde que sejam respeitadas as medidas de segurança e recomendações da Organização Mundial de Saúde, do Ministério de Saúde, bem como as leis e decretos que regulamentam os estados e municípios dos grupos participantes.

3.2 – Os trabalhos deverão se enquadrar nas modalidades de inscrição descritas abaixo, seguindo os critérios de exibição deste Edital:

  1. a) Registro de produção artística, em vídeo, finalizado (com edição), pensado e desenvolvido para ser veiculado em plataformas digitais com destinação pública;
  2. b) Vídeo de trabalho gravado durante o período de isolamento social, corrido, com ou sem edição, para ser transmitido em plataformas digitais com destinação pública.

4 – DAS ESPECIFICAÇÕES DO VÍDEO

PARA MOSTRA NACIONAL E ESTADUAL

4.1 – O vídeo deverá conter apresentação no formato HD-1920 x 1080, resolução mínima de 720p, gravado no sentido horizontal.

4.2 – A duração dos vídeos, deverá atender à seguinte minutagem: de 5 minutos a, no máximo, 10 minutos, sem contar os créditos que são opcionais, ficando a critério do proponente.

4.3 – Não serão permitidas propagandas ou merchandisings com imagens de marcas e logotipos de empresas ou produtos configurando publicidade no vídeo.

4.4 – O link do trabalho e experimento com qualidades técnicas de imagem e som deverá ser armazenado nas plataformas de nuvem digitais (a exemplo de Google Drive), ficando disponível durante todo o período de seleção por parte do Festival e em caso de classificação deverá ficar disponível até 60 dias após o Festa, conforme item 1.5 deste Edital.

4.4.1 – Ao optar por armazenar o vídeo do trabalho no Google Drive, o proponente deverá selecionar a opção de compartilhamento “Qualquer Pessoa com link”, permitindo a sua visualização por parte da curadoria do Festa.

4.5 – PARA MOSTRA REGIONAL

4.5.1 – A entrega do vídeo deverá ser encaminhada após seleção das propostas.

5 – DA SELEÇÃO

5.1 MOSTRA NACIONAL E ESTADUAL

  1. a) A seleção dos trabalhos e experimentos será feita pela curadoria do Festival, formada por profissionais de renomado reconhecimento e comprovada competência nas artes cênicas do Estado de São Paulo.
  2. b) Serão selecionadas propostas de trabalhos e experimentos de grupos e artistas que possam integrar uma pluralidade de expressões artísticas relacionadas ao tema “Brasil Imaterial-Presente, Passado e Futuro” na programação do 62º FESTA.

5.2 MOSTRA REGIONAL

  1. a) Deverão ser encaminhadas propostasescritasligadas ao tema “Brasil Imaterial – Presente, Passado e Futuro” para realização de vídeos experimentais de no mínimo 5 min.
  2. b) Os vídeos deverão ser entregues após 10 dias da seleção
  3. c) Os grupos regionais selecionados deverão participar de uma atividade formativa para a construção dos vídeos.

5.3 – Até o dia 11 de novembro de 2020 o resultado da seleção dos trabalhos inscritos estará disponível no blog/site: www.movimentoteatraldabaixadasantista/blogspot.com e nas redes sociais do Festa – Festival Santista de Teatro.

5.4 – Os grupos selecionados ficam obrigados à complementação da documentação, tendo que encaminhar à Organização do 62º Festa, através da plataforma de inscrição, os itens abaixo relacionados:

  1. a) Declaração no formulário de confirmação de participação no Festival; b) SBAT, ABRAMUS, ECAD ou Liberação por escrito dos direitos autorais; c) Autorização do uso de imagem dos pais e/ou responsáveis em caso de componente no elenco que seja menor de idade;

6- DO PAGAMENTO

6.1 – O Festival oferecerá cachê para participação de obras selecionadas para compor o formato online do 62º FESTA – Festival Santista de Teatro, conforme especificações abaixo:

  1. a) Mostra Nacional e Estadual: 06 grupos
  2. b) Mostra Regional: 06 grupos

6.2 – O Festival poderá selecionar trabalho no formato descrito na letra b do item 3.2 para ser transmitido no formato de transmissão durante o 62º FESTA contudo, mantendo os critérios de exibição e exclusividade constantes no item 1.5 deste Edital.

6.3 – O pagamento do cachê acontecerá mediante apresentação de conta bancária fornecida pelo proponente responsável pelo grupo selecionado em conformidade com o item 2.2 deste Edital.

6.4 – O valor mínimo a ser pago será de R$1.250,00

6.5 – O pagamento será depositado após 120 dias das transmissões online.

7-  DAS RESPONSABILIDADES

7.1– É de responsabilidade da Comissão organizadora do festival:

  1. a) Exibir e Divulgar o trabalho /experimento no período do evento e em até 60 dias após o término do Festival, conforme item 1.5 deste Edital;

7.2 – É de responsabilidade do grupo selecionado:

  1. a) Liberação de montagem do Texto pela SBAT, ABRAMUS e ECAD. Em caso de textos autorais, apresentar declaração de liberação do próprio autor e em caso do texto já ser de domínio público, apresentar declaração de obra de domínio público assinado pelo proponente, ficando o Festival Santista de Teatro isento de responsabilidades;
  2. b) Participar de debates após a transmissão do espetáculo;
  3. c) Realizar, no mínimo, uma exibição;
  4. d) Deixar o link disponível durante a realização do Festival e no período de exclusividade de 60 dias, conforme item 1.5 deste Edital.

8- DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1 – A Comissão Organizadora do Festival poderá utilizar trechos de até 30′, fichas técnicas, material audiovisual e fotografias dos espetáculos selecionados ou atividades realizadas para divulgação do evento.

8.2 – A execução do Festival está vinculada ao recebimento de recursos da Secretaria de Cultura de Santos e apoiadores.

  1. a) Caso tais recursos não sejam disponibilizados, poderá a Comissão Organizadora, justificadamente, cancelar o referido evento.

8.3 – Os casos omissos nesse edital serão resolvidos pela Comissão Organizadora do evento junto com a equipe de curadores.

Mais informações pelo E-mail: festivalteatrosantos@gmail.com

Site: www.movimentoteatraldabaixadasantista.blogspot.com 

 

Fonte: Movimento Teatral da Baixada Santista

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *