Praia Grande

Igrejas abertas podem aumentar o contágio pelo coronavirus com falsas promessas de cura

Da Redação

Pastor sugere ‘gargarejo’ para que fiéis não peguem coronavírus – do G1 Santos

Uma notícia publicada no G1 Santos aumentou a preocupação com a medida tomada pela prefeitura de Praia Grande nesta semana. O município adotou o afrouxamento da quarentena para milhares de fiéis que poderão assistir aos cultos presencialmente, atendendo as normas de proteção sanitária impostas no decreto.

Uma preocupação que tem acendido o alerta são as falsas promessas de cura com receitas milagrosas promovidas por pastores em seus cultos religiosos.

O vídeo que chamou a atenção foi feito pelo pastor Waldeir de Oliveira, que ministra na igreja Assembleia de Deus Ministério da Missão, no Samambaia. O Pastor ensina a fazer um gargarejo com água morna, limão e bicarbonato de sódio, alegando que a receita foi passada por judeu ao seu irmão, que mora há 40 anos nos EUA.

No vídeo, ele ainda alega que Israel é o país com menor índice de contaminados pelo coronavírus e fala sobre fakenews – supondo que seria “falsa” a afirmação que o gargarejo não funciona. Outra alegação do pastor é que essa receita é a solução para que seus fiéis não sejam contaminados.

A verdade sobre Israel

O que o pastor não informou em seu vídeo é que Israel ficou em quarentena total desde que os casos começaram a surgir no país. Para combater a propagação da pandemia da Covid-19, as autoridades israelenses ordenaram o confinamento da população, fecharam escolas, locais de culto e recreação e proibiram saídas a mais de 100 metros da casa, exceto trabalho, se fosse necessário, ou ao supermercado, hospital ou farmácia. Somente no final de abril é que foi iniciada a “flexibilização” de alguns comércios e serviços locais.

Israel tem hoje 16.409 pessoas contaminadas pela COVID-19 (dados fornecidos em 08/05/2020 pelo mapa da COVID-19 no mundo).

Carreira

O pastor Waldeir é conhecido em Praia Grande. Em 2012 foi o candidato a vice-prefeito de Alexandre Cunha. Em 2016 promoveu seu filho, o Pastor Natanael ao pleito do legislativo ganhando uma cadeira de vereador na gestão 2016-2020.

Adepto a mudanças, o pastor saiu de “oposição” em 2012 para “situação” em 2016, com várias fotos publicadas ao lado do atual prefeito Mourão.

O pastor também foi o mentor espiritual da vereadora Janaina Ballaris em 2012, na qual aparece em várias fotos no culto da Igreja Assembleia de Deus Ministério da Missão, em seu perfil no facebook.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.