Cidade Praia Grande

Caravela-Portuguesa aparece em Praia Grande

Fonte: Portal Viver em Santos

Postado em 15/12/2018

Apesar de bonito, sua picada dói e tem alguns efeitos colaterais bem chatinhos.

Também pode causar cãibras e vômitos, bem como elevar a frequência cardíaca. No geral, isso tudo só vai perturbar bastante, a não ser que você tenha problemas cardíacos ou seja alérgico ao veneno, o que poderia causar um choque anafilático e levar à morte.

Este temido e curioso animal apareceu em Praia Grande e deixa a todos em sinal de alerta.

Por que é tão temida?

Ela tem veneno com efeito local e veneno com efeito sistêmico. Os acidentes pequenos, restritos a um local pequeno com pouca liberação do veneno, podem causar de uma inflamação até uma necrose. Quando o contato com a pele é em uma extensão muito grande e a liberação do veneno é maior, esse paciente tem que ser hospitalizado e observado durante um período maior porque a liberação sistêmica dessa toxina pode causar desde uma arritmia cardíaca até um edema pulmonar e levar o paciente a óbito.

Após o contato com a espécie, a principal recomendação é seguir para um unidade de saúde mais próxima. A área do contato deve ser lavada apenas com água do mar ou vinagre e as orientações médicas devem ser seguidas.
Semelhante à água-viva, a caravela-portuguesa tem um corpo oval, de cor azul, violeta ou vermelha e mede de 10cm a 30 cm.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *