Cidade Peruíbe

CONDEMA de Peruibe despede-se de Secretária de meio ambiente

Após 3 anos de uma atuação intensa na pasta ambiental do Município, que incluiu a implantação e estruturação da Secretária Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, ordenamento legal e normativo da gestão ambiental e uma atuação inédita no encaminhamento da questão fundiária, a Dra. Rosangela Barbosa, Secretária de Meio Ambiente, presidente do nosso CONDEMA, entregou ontem seu pedido de exoneração, aproveitando a nossa reunião mensal para fazer o comunicado e despedir-se do colegiado.

Com uma gestão comprometida com as demandas da sociedade civil, em uma decisão necessária e corajosa, pioneira em nossa administração pública, priorizou o ordenamento territorial, fiscalização e o enfrentamento das ocupações irregulares que pressionam nossas áreas de proteção ambiental e criou mecanismos que trouxeram a garantia de eficácia e continuidade à ação, com a inserção dessas áreas em um projeto de monitoramento do Governo do Estado

Construiu uma parceria sólida e profícua com a PM Ambiental, que juntamente com a equipe da Secretaria, passou a realizar um trabalho integrado e exitoso de fiscalização e defesa do nosso território.

A direção dinâmica e atuante que marcou sua passagem à frente do nosso colegiado, inspirou a participação da sociedade civil, sempre instigada a questionar, fiscalizar e exigir da administração pública o cumprimento das suas responsabilidades legais, fortalecendo o papel desse Conselho junto aos nossos órgãos gestores.

Dentre os inúmeros avanços que a sua atuação imprimiu à questão ambiental em nossa cidade, cito 4 projetos, que foram vencedores de um processo organizado pelo MP Federal para o direcionamento de uma verba recebida de um TAC (termo de ajustamento de conduta), já aprovados e aguardando sua concretização, apresentados ontem no nosso encontro, e que por si só, representariam o espírito ousado e visionário da nossa gestora:

1) Aquisição de uma lancha para a fiscalização costeira do nosso município, com a capacitação do técnico da Secretaria pela PM Ambiental para sua operação, permitindo agilidade e eficiência na fiscalização e defesa das nossa águas.

2) Elaboração do Plano de Manejo do Parque Municipal da Restinga do Guaraú.

3) Implantação no município, em parceria com o Instituto BIOPESCA, do Centro de Reabilitação e Despetrolização da Fauna Marinha, que permitirá o resgate e tratamento imediato de nossa fauna em situações de risco e que contemplará também atividades de educação ambiental em parceria com a municipalidade.

4) Implantação de pelo menos 3 bases com banheiro para uso dos Salva Vidas Municipais, situadas em pontos estratégicos de risco para os banhistas, que proporcionará aos nossos integrantes do Corpo de Bombeiros que atuam na área um ambiente de trabalho adequado, com mais dignidade e conforto.

Com sua personalidade marcante e uma atuação impecável, a Dra. Rosangela Barbosa, nossa primeira Secretária de Meio Ambiente, segue agora em busca de novos desafios em sua trajetória profissional, deixando um legado imensurável para nossa cidade.

Todos nós, que tivemos a oportunidade de estar ao seu lado durante esses 2 anos de trabalho produtivo e determinado em prol das questões ambientais do Município, saímos mais fortalecidos e embasados sobre as importância da atuação da sociedade civil na fiscalização do cumprimento pelos nossos administradores de seus compromissos em relação ao meio ambiente.

Que a gestora leve consigo a nossa gratidão pelo trabalho realizado e a certeza que muitos de nós bebemos de seu conhecimento e hoje nos tornamos mais aptos e eficientes na luta em defesa do meio ambiente de Peruíbe.

Que a sua vida seja protegida e inspirada nesse novo ciclo que se inicia.

✨✨✨

 

Secretaria de Meio Ambiente encerra sua combativa atuação frente à pasta.

Dr. Rosangela Barbosa e Mari Polachinni

 

Ontem, sexta feira, 13 de Novembro, data propícia para movimentar forças etéreas e dimensionais, a Dra Rosangela Barbosa, a primeira Secretária de Meio Ambiente de Peruíbe, que inaugurou uma nova era na proteção ambiental em nossa cidade, anunciou sua retirada do governo apresentando seu pedido de exoneração logo pela manhã, no Paço Municipal.

Parceira constante nas atividades que nosso coletivo desenvolveu no Município na educação ambiental e na proteção animal, a trajetória dessa mulher de caráter definido e sem medo de fazer o que sabe ser o correto, foi repleta de enfrentamentos, muitos dos quais contaram com a nossa participação.

Sempre com um olhar atento às questões socioambientais, foi a articuladora da implementação do MARCO REGULATÓRIO DA ECOSOL em nosso município e da elaboração do Projeto de Lei do Conselho da EcoSol de Peruíbe, que está tramitando na Câmara Municipal.

Somos imensamente gratos pela oportunidade que nos foi dada de atuar diretamente com essa gestora tão técnica, profissional, determinada e dedicada, mas também sensível e solícita às necessidades de quem a rodeava.

Desejamos que essa advogada e educadora, que em tão pouco tempo conseguiu imprimir e deixar sua marca na gestão ambiental de nossa cidade, atuando com ousadia e coragem, e que já trazia uma bagagem rica na atuação em causas sociais, ambientais e coletivas, prossiga sua trajetória de trabalho, aprendizado e luta, plena de realizações e prosperidade, sempre amparada e intuida pelas equipes do bem que assessoram os que mantém suas almas impolutas.

 

Fonte: MoCAN

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *