Baixada Santista Cidade São Vicente

Tarifas do transporte reajustadas na Baixada Santista e a Frente Parlamentar o que produziu?

Por Aílton Martins.

Foto divulgação facebook vereador Gustavo Palmiere.

Desde o final do ano passado que as tarifas do transporte público na Baixada Santista estão sendo reajustadas. Como de praxe todos os anos o aumento ocorre e as justificativas colocadas são devido a inflação, o aumento de custos de combustível e de mão-de-obra. As linhas municipais em algumas cidades como Cubatão e Praia Grande o reajuste já ocorreu, cidades como Santos e Peruíbe também sinalizaram que irão reajustar o valor.

Essa semana a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) informou que a partir do próximo dia 16 deste mês os circulares intermunicipais da Baixada Santista sofrerão reajuste.

A Baixada Santista possuí a tarifa mais cara do pais, isso para uma região plana e sem cobrador, as linhas intermunicipais são as mais problemáticas, sempre lotadas e a dificuldade de utilização em determinados horários é um problema quase insolúvel, partindo do ponto que há anos isso acontece e nada muda. Nem a população se organiza e nem os políticos cumprem com sua função.

 

Frente parlamentar

Na Baixada Santista foi constituída uma Frente Parlamentar em janeiro do ano passado com intuíto de fiscalizar o transporte público. De acordo com a declaração do vereador de São Vicente Gustavo Palmiere (PSB) colocada em seu perfil no facebook no ano passado logo após a criação da frente:

“Lutaremos pela tarifa, por uma carteirinha de deficiente única na baixada, cão guia, libra nos terminais, horário noturno, Wi-fi nos ônibus, ar condicionado em todos os coletivos, já que moramos em uma região litorânea e quente, a volta dos cobradores para poder estimular o primeiro emprego, uma estrutura melhor no terminais, gratuidade para maiores de 60 anos, eventos culturais nos terminais, pontos de venda para recarga, abrigo nos ônibus, redução de tarifas aos domingo para quem usar o cartão transporte e a liberação dos ônibus fretados na descida da serra pela imigrantes”.

A reunião entre os parlamentares ocorreu no dia 18 de janeiro, cujo objetivo foi discutir a questão do transporte público municipal e intermunicipal.

Os vereadores que compuseram essa frente foram Cadu Barbosa PTB de Praia Grande, Dercinho do Caminhão PMDB de São Vicente, Dr. Gustavo Palmieri PSB de São Vicente, Fabiano da farmácia do PR de Santos, Jabá PSDB de São Vicente, Janaína Ballaris do PT de Praia Grande, Lincon do PR de Santos e Marcelino PMDB de Praia Grande.

Cabe à população cobrar uma prestação de contas dessa frente parlamentar em relação o que foi produzido. Pois até o momento ao que parece, a proposta de luta  ficou apenas na promessa.

Manifestação

Uma manifestação na cidade de Santos está sendo organizada pelo facebook (link aqui) para essa sexta-feira às 18h na praça dos Andradas em Santos. Na cidade de Peruíbe uma manifestação também irá ocorrer no domingo (link aqui)

A discussão 
Infelizmente a discussão sobre o transporte público na região não avançou após as grandes manifestações de 2013, na verdade, continuou tudo igual. Os políticos continuaram surdos e a população continuou afundada na desesperança de que algo possa mudar, os movimentos organizados da baixada que discutiam o serviço praticamente desapareceram e não há uma voz dissonante em nenhuma das novas composições dos legislativos da Baixada Santista.
Quer dizer, as empresas continuam sendo beneficiadas.
Para termos uma ideia. 
“Entre 2011 e 2012, empresas de ônibus da cidade de São Paulo chegaram a aumentar seu lucro líquido em até 2.056%. Planilhas de custo das empresas que operam o serviço de transporte urbano na capital, disponíveis em arquivos da Secretaria municipal de Transportes e divulgadas também pelo Fórum de Transparência e Controle Social de São Paulo […] Metade das capitais não tem licitação de ônibus urbano, e que empresas e empresários do ramo estão inscritos na dívida ativa da União com um montante de quase R$ 3 bilhões em dívidas previdenciárias e tributárias; apesar disso, parte continua a ganhar licitações”. (fonte)
Abaixo vídeos sobre o projeto tarifa zero e sobre a implantação em algumas cidades, para quem quiser entender melhor o tarifa zero em tempos de uber.* Ailton Martins, formado em Comunicação Social pelo curso de Bacharelado em Rádio e TV, do Centro Universitário Monte Serrat, trabalha com fotojornalismo e registro documental em vídeo sobre culturas populares, originárias e movimentos sociais.

Divulgação: 

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